MPF quer que estados ofereçam cloroquina para o tratamento de Covid-19
Juiz de Goiás negou a solicitação, alegando que a medida levaria a gastos com uma medicação cuja eficácia é “controvertida”
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) quer que estados disponibilizem a cloroquina para o tratamento dos pacientes da Covid-19 no país. O medicamento, que é propagandeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ainda não tem comprovação científica da sua eficácia. A informação é do portal Uol.
Até agora, duas ações foram apresentadas pelos escritórios regionais da Procuradoria contra os governos de Goiás e Piauí, mas a Justiça Federal negou a primeira liminar.
O juiz Euler de Almeida Silva Júnior, de Goiás, considerou que a medida levaria a gastos com uma medicação cuja eficácia é “controvertida” e que daria a impressão pública de que o Judiciário estaria chancelando o seu uso. A liminar pedida no Piauí ainda não foi analisada pela Justiça.
O governo piauiense de Wellington Dias (PT) alegou que disponibiliza a medicação na rede pública, respeitando a autonomia dos médicos, mas que não considera correto incluí-la no protocolo de tratamento, como quer o MPF.