MPF quer explicações do governo sobre mudança nos boletins da Covid-19
Ministério da Saúde alterou a forma de divulgar o balanço e deixou de repassar dados detalhados sobre o cenário da doença no país
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério Público Federal (MPF) pediu explicações ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a mudança na forma de divulgação dos dados da Covid-19 no Brasil. A Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral quer saber os motivos que levaram à exclusão do painel sobre a doença.
Pazuello tem 72 horas para responder o MPF. O órgão soliciou ao Ministério da Saúde a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes. A pasta também deverá informar quais mudanças foram feitas.
“Na hipótese de ser verdadeira a informação de que há pretensão do governo federal de rever quaisquer dados já divulgados, atinentes à pandemia, informar qual é a razão pela qual essa eventual correção não poderia ser efetuada, independentemente da supressão prévia de informações”, diz o MPF em documento.
Nos últimos dias, o Ministério da Saúde alterou a forma de divulgar o balanço de casos do novo coronavírus e deixou de repassar dados detalhados sobre o cenário da pandemia no país. Apenas o número de óbitos e registros nas últimas 24 horas eram informados.
No entanto, nesse domingo (07/06), a pasta recuou na decisão. Mas uma confusão com os dados divulgados apontou para dois números diferentes de mortes nas últimas 24 horas. A pasta não soube explicar a diferença de informações.