metropoles.com

MPF quer aumento de pena de reú do 8/1 por DNA encontrado em boné

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), já votou a favor de receber a denúncia contra réu do 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto Alexandre de Moraes caminhoneiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto Alexandre de Moraes caminhoneiro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o aumento da pena para Jony Figueiredo da Silva, 43 anos, réu dos ataques golpistas de 8 de Janeiro, após perícia da Polícia Federal (PF) identificar o DNA dele em um boné deixado na Câmara dos Deputados no dia dos atos.

O caso está em análise no plenário virtual da Corte, onde o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor de receber a denúncia.

Inicialmente, Jony havia sido preso em flagrante na manhã seguinte aos ataques, em 9 de janeiro, em frente ao acampamento bolsonarista no Quartel-General do Exército, em Brasília, e denunciado por incitação ao crime contra os poderes constitucionais e associação criminosa.

No entanto, com base no exame de DNA realizado pelo Instituto de Criminalística da PF, o MPF concluiu que Jony esteve “efetivamente no Congresso Nacional, participando ativamente e concorrendo com os demais agentes para a destruição dos móveis que ali se encontravam”.

Denunciado em mais crimes

O MPF aditou a denúncia, incluindo os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

4 imagens
Ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023
"Patriotas" invadem Congresso em 8/1
1 de 4

Bolsonaristas invadem sedes dos Três Poderes, em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

"Patriotas" invadem Congresso em 8/1

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

A Procuradoria também informou que o réu seguiu com o grupo que ingressou na sede do Congresso Nacional com violência e com o objetivo de implementar um governo militar, impedindo o exercício dos Poderes constitucionais.

“Assim agindo, o denunciado tentou, com emprego de violência e grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes Constitucionais, bem como depor o governo legitimamente constituído, buscando a tomada do poder por militares e a implantação de uma ditadura, porque contrário ao resultado do pleito eleitoral de 2022 e por não confiar na apuração dos votos”, diz trecho do documento.

O MPF ressaltou ainda que o prejuízo causado pelo grupo criminoso, do qual o réu faz parte, “alcançou, conforme avaliações preliminares, o montante de R$ 3,5 milhões no Senado Federal e de R$ 2,7 milhões na Câmara dos Deputados”.

Outro lado

A Defensoria Pública da União (DPU), que atua na defesa de Jony Figueiredo da Silva desde janeiro de 2023, alegou que “a análise pericial em um boné revelou a presença de múltiplos perfis genéticos, inclusive o do assistido. Para a defesa, isso evidencia não a culpa de um indivíduo, mas a realidade de um objeto partilhado. Destaca-se ainda a presença de milhares de pessoas no local”.

A DPU alega ainda que não há outras provas, como imagens ou fotos, que atestem que o Jony Figueiredo da Silva praticou quaisquer atos de vandalismo. “O celular do assistido também foi submetido à perícia e nada fora encontrado”, argumentou o órgão, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?