metropoles.com

MPF pede retirada imediata de nota da Defesa a favor da ditadura

Solicitação reitera pedido feito já em fevereiro, quando o MPF tentava evitar que o governo celebrasse o golpe militar de 1964

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto / Secom / PGR
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou, nesta quinta-feira (31/3), a retirada imediata de publicação do Ministério da Defesa que celebra o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu. A ação reitera pedido feito em fevereiro, quando o MPF tentava evitar que o governo federal celebrasse a data.

O Ministério da Defesa publicou Ordem do Dia, assinada pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, e pelos comandantes das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). De acordo com o texto, o golpe de 31 de março de 1964 seria uma exigência de “diversos setores da sociedade” que se aliaram aos militares para impedir a implantação de um “regime totalitário” no Brasil.

O pedido de retirada da publicação deve, agora, ser apreciado por juiz da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

“É patente a reiteração do ato ilícito objeto da presente ação civil pública, demonstrando verdadeiro menoscabo por parte do governo federal e seus agentes em relação à Constituição da República, às leis, bem como ao Estado Democrático de Direito”, destaca a petição.

A postura do ministro da Defesa, com a publicação da nota, desrespeitaria o princípio da moralidade instituído pela Constituição brasileira, afirma o procurador Pablo Coutinho Barreto. O magistrado argumenta que não cabe ao agente público usar canais oficiais de comunicação para exaltar a ditadura militar “que violou, de forma sistemática, direitos humanos, valendo-se, inclusive, da prática de tortura e execuções de pessoas, e que, reconhecidamente, levou à responsabilização do Brasil em âmbito internacional”.

Veja a íntegra da decisão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?