metropoles.com

MPF pede regularização urgente do fornecimento de kit intubação em SP

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o estado de São Paulo ficou seis meses sem receber nenhum dos medicamentos do kit

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp
1 de 1 Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou nesta sexta-feira (16/4) pedido de liminar para que a União faça a reposição emergencial dos medicamentos que compõem o chamado “kit intubação” no estado de São Paulo.

O MPF ressalta que a falta desses remédios pode comprometer a abertura de novos leitos de UTI para Covid-19 e também o tratamento de pacientes já internados e que precisam de ventilação mecânica.

Na documento, divulgado nesta sexta-feira (16/4), o MPF solicita à União que São Paulo receba, em caráter de urgência, quantitativo equivalente para manutenção de estoque estratégico que atenda à demanda correspondente a três vezes o consumo médio mensal desses remédios, como apontado em monitoramento realizado pelos conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A nota ainda esclarece que, em representação feita ao Ministério Público do estado de São Paulo (MPSP), a Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) afirma que a ausência de medicamentos e equipamentos está fazendo com que os pacientes paulistas estejam “vivendo seus últimos dias em condições de sofrimento desumano”.

“A ação se faz necessária também porque o governo de São Paulo vem reiteradamente solicitando ao Ministério da Saúde a adoção de medidas urgentes para a recomposição dos estoques dos medicamentos nas unidades de saúde do estado, sem sucesso”, diz outro trecho.

Por sua vez, a Secretaria de Estado da Saúde enviou um documento ao MPF no dia 1º de abril, no qual informou que o estado de São Paulo ficou seis meses sem receber nenhum dos medicamentos do kit e, em março, o “Ministério da Saúde enviou apenas uma pequena quantidade, insuficiente para atender a demanda”.

4 imagens
O planeta vive a pandemia do novo coronavírus
O ritmo de transmissão do vírus ganhou um novo fôlego este ano
1 de 4

Ministério Público Federal (MPF)

Reprodução
2 de 4

O planeta vive a pandemia do novo coronavírus

Anna Shvets/Pexels
3 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

O ritmo de transmissão do vírus ganhou um novo fôlego este ano

Mufid Majnun/Unsplash

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?