metropoles.com

MPF pede que governo seja obrigado a agir contra desmatamento no Pará

O Ministério Público foi à Justiça para que os órgãos de fiscalização atuem contra invasões na Terra Indígena Trincheira-Bacajá

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasil
Desmatamento
1 de 1 Desmatamento - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta segunda-feira (30/5), que entrou com ação na Justiça Federal em Redenção, no sudeste do Pará, contra o governo federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que realizem ações de fiscalização imediatas contra o desmatamento na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin Mebengokrê.

O MPF alega que acionou o Ibama e a Funai diversas vezes para que fossem tomadas as devidas providências. No entanto, segundo os procuradores, houve omissão dos órgãos de fiscalização.

A ação pede que a Justiça Federal determine, de forma emergencial, ações do Ibama para fiscalizar a Terra Indígena Trincheira-Bacajá e que inutilize os equipamentos e bases de apoio utilizadas na região.

Além disso, solicita que a União empregue forças civis e militares para coibir as invasões na região, e que sejam abertos inquéritos para investigar os “crimes de invasão, exploração e usurpação ilegal no interior da área, no âmbito da Polícia Federal e do Ministério da Justiça”.

Sobre a Funai, os procuradores pedem que a autarquia seja obrigada a elaborar relatórios técnicos que abordem o avanço das invasões e do desmatamento na região.

Em nota, o MPF informou que “em 2020, a Trincheira-Bacajá alcançou o quarto lugar no ranking das áreas indígenas mais desmatadas na região, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e os próprios Xikrin denunciaram a situação à Funai, ao Ibama e ao MPF”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?