metropoles.com

MPF pede arquivamento de processo de Lira contra Felipe Neto

Presidente da Câmara dos Deputados processou youtuber Felipe Neto após ter sido chamado de “excrementíssimo“

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Felipe Neto posa, sorridente, de terno preto - Metrópoles
1 de 1 Felipe Neto posa, sorridente, de terno preto - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) pediu arquivamento do processo movido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o youtuber Felipe Neto após ter sido chamado de “excrementíssimo”, forma pejorativa ligada ao pronome protocolar de tratamento “excelentíssimo”.

O procurador da República Carlos Henrique Martins Lima entendeu que não há crime na menção do youtuber. “As palavras duras dirigidas ao deputado, conquanto configurem conduta moralmente reprovável, amoldam-se a ato de mero impulso, um desabafo do investigado, não havendo o real desejo de injuriar ou lesividade suficiente.”

A declaração de Felipe Neto ocorreu durante um simpósio sobre “regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda”, em 25 de abril deste ano, na Câmara dos Deputados.

No encontro na Casa Legislativa, o youtuber defendeu a regulamentação das redes sociais e alfinetou o presidente da Câmara, que descartou o projeto de lei nº 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.

“Como o Marco Civil da Internet brilhantemente fez. Como era o PL 2.630 [das Fake News] que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira”, disse Felipe Neto, na ocasião.

Lira processou Felipe Neto, por meio da Procuradoria Parlamentar da Casa. Na ação, o presidente da Câmara pede uma indenização mínima de R$ 200 mil por danos morais.

Felipe Neto, em nota enviada ao Metrópoles, comemorou o parecer apresentado pelo Ministério Público Federal.

“É muito bom ver que o órgão máximo do Ministério Público percebeu na conduta do deputado Arthur Lira uma clara tentativa de silenciar quem se utiliza de uma simples brincadeira para criticar a sua atuação enquanto parlamentar. Como eu sempre disse: a verdade sempre prevalece, e eu continuarei lutando contra toda e qualquer tentativa de silenciamento”, disse o youtuber.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?