metropoles.com

MPF já denunciou 79 pessoas por crimes em Terra Yanomami em 2023

Número de denúncias do MPF relacionadas a garimpos ilegais no ano chega a 44, maior que a soma dos anos de 2017 a 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Leo Otero – MPI
Imagem colorida de vista aérea de região de garimpo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de vista aérea de região de garimpo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Leo Otero – MPI

O Ministério Público Federal (MPF) já denunciou à Justiça Federal 79 pessoas acusadas de crimes em Terra Yanomami em 2023. Segundo a instituição, os crimes estão relacionados ao garimpo ilegal na região.

De acordo com o balanço do MPF para o primeiro semestre deste ano, foram feitas 44 denúncias entre janeiro e junho. O número se aproxima das 46 denúncias apresentadas em 2022 e supera a soma de todas as denúncias entre 2017 e 2021.

Foram 10 denúncias contra 33 pessoas em 2017, três denúncias contra cinco pessoas em 2018, sete denúncias contra 15 pessoas em 2019, nove denúncias contra 49 pessoas em 2020 e 14 denúncias contra 24 pessoas em 2021. A soma do período chega a 43.

O MPF explica que as denúncias registradas em 2023 se referem a investigações iniciadas em momentos diversos. Elas “buscam a responsabilização dos envolvidos pela prática ilegal de garimpo no território Yanomami e reafirmam o compromisso institucional com a defesa dos povos indígenas e do meio ambiente”.

Os denunciados respondem por crimes como pesquisa, lavra e extração de recursos minerais sem autorização e exploração de matéria-prima pertencentes à União sem autorização. As penas podem chegar a cinco anos de prisão.

Em alguns casos, os denunciados também respondem por formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Outras investigações seguem em curso pela Polícia Federal e a expectativa é de que o número de denúncias continue aumentando até o final do ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?