metropoles.com

MPF investigará grevistas que pediram intervenção militar

Ministério Público Federal decidiu apurar casos após inúmeros pedido de mudança de regime político durante a greve dos caminhoneiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/Agência Brasil
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma investigação para apurar se empresários e caminhoneiros cometeram dois crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. O primeiro deles é o de “tentar mudar o regime político vigente e o Estado Democrático de Direito com emprego de violência e grave ameaça”, e o segundo “de incitar a subversão da ordem política e a animosidade nas Forças Armadas”. A informação é do Jornal O Globo.

Esses crimes podem ser punidos com até 15 anos de prisão. O MPF decidiu investigar os casos após inúmeros pedido de intervenção militar dos grevistas. A Procuradoria Geral da República (PGR), enviou os pedidos de averiguação em especial para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás.

Entre as lideranças a serem investigadas está Wallace Landim, o “Chorão”, que divulgou vários vídeos nas redes sociais pregando a derrubada do governo do presidente Michel Temer (MDB), ao lado do advogado André Janones, também citado pelo MPF.

Já o MPF de Santa Catarina investigará um suspeito de “apoiar os grevistas e autorizar que coloquem fogo nos caminhões das empresas se for preciso”, como consta da determinação para a abertura da investigação. A determinação encaminhada ao Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul pede investigação sobre o apoio de uma rede de lojas a caminhoneiros grevistas.

Em São Paulo, os alvos de apuração devem ser um sargento da reserva, descrito como “defensor contumaz da intervenção militar”, e um suplente de vereador à frente de uma empresa de transportes e de uma associação. Eles teriam patrocinado um bloqueio no acesso a uma distribuidora da Petrobras. No Espírito Santo, o MPF também solicitou que a Polícia Federal abra um inquérito relacionado à Lei de Segurança Nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?