metropoles.com

MPF investiga contaminação por mercúrio entre povos indígenas do Acre

Estudo elaborado pela Fiocruz indica que a ingestão de mercúrio em peixes no Acre estaria 31,5 vezes acima do recomendado pela OMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Camargo/Agência Brasil
Foto mostra a sombra de duas pessoas indígenas - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra a sombra de duas pessoas indígenas - Metrópoles - Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar a possível contaminação de rios e peixes por mercúrio no estado do Acre e as potenciais consequências para as comunidades indígenas que vivem na região.

Segundo o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, um estudo elaborado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e de outras entidades apontou que a ingestão de mercúrio em peixes no Acre estaria 31,5 vezes acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que coloca em risco a vida dos povos indígenas.

O MPF destaca que a população indígena que vive no Acre tem como tradição o consumo de peixes e a contaminação desses animais por mercúrio poderá causar doenças neurológicas nas comunidades tradicionais.

De acordo com o governo do Acre, há 12 etnias indígenas espalhadas por todo o território, além das populações isoladas e de recente contato. Estão dentro da extensão territorial acreanas os Jaminawa, Manchineri, Huni Kuin, Kulina, Ashaninka, Shanenawa, Yawanawá, Katukina, Sayanawa, Jaminawa-Arara, Apolima-Arara, Shawãdawa, Poyanawa, Nukini e Nawas.

O mercúrio é largamente utilizado na atividade de garimpo ilegal. O metal é usado principalmente para separar os grãos de ouros de outros sedimentos encontrados na extração de minérios.

Para contribuir no inquérito, o MPF enviou ofícios para à Polícia Federal no Acre, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria de Estado da Saúde do Acre, WWF e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para obter mais informações sobre a contaminação dos rios acreanos.

Os órgãos e entidades deverão entregar as informações ao MPF no prazo de 15 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?