metropoles.com

MPF investiga condições de museus e prédios históricos em São Paulo

O objetivo é apurar as condições da estrutura e da segurança anti-incêndio de prédios como o Museu Paulista e o Masp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
masp museu
1 de 1 masp museu - Foto: Divulgação

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro e reportagens sobre riscos similares enfrentados por instituições paulistas, o Ministério Público Federal em São Paulo determinou a instauração de um procedimento preparatório para uma investigação preliminar de natureza civil.

O objetivo é apurar as condições da estrutura e da segurança anti-incêndio de prédios como o Museu Paulista, situado no Conjunto do Ipiranga, e o Masp, além do Teatro Municipal e o edifício-sede da Biblioteca Mário de Andrade, entre outras construções.

Essas edificações, diz o MPF, são tombadas ou estão em processo de tombamento pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão destaca que a imprensa mostrou graves problemas estruturais e ausência de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

A decisão de abertura de procedimento foi da procuradora da República Suzana Fairbanks, responsável pelo inquérito civil público para apurar a regularidade das medidas adotadas e projetos para recuperação do conteúdo museológico do Museu da Língua Portuguesa, destruído também por um incêndio, ocorrido em 21 de dezembro de 2015.

Atenção imediata
Para a procuradora, “os bens tombados da investigação precisam de imediata atenção, pois podem se encontrar em situação análoga à do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e à do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, tendo em conta a notícia de problemas estruturais em suas instalações e em seus equipamentos de segurança”, disse, em nota da instituição enviada à imprensa.

O jornal O Estado de S. Paulo mostrou que a deterioração no Museu Paulista é visível do lado externo. O prédio está fechado desde agosto de 2013, após parte do forro ceder mais de 10 centímetros e pedaços do reboco da fachada caírem. Com uma obra de restauro e ampliação prevista, deve reabrir em 2022, nas comemorações do bicentenário da Independência.

O Estado mostrou também que alguns dos principais museus públicos do interior de São Paulo não estão protegidos contra incêndios. Muitos ocupam prédios centenários, com fiação aparente, e contêm material de fácil combustão, como mobiliário, pisos e forros de madeira, telas a óleo e documentação em papel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?