metropoles.com

MPF do Paraná denuncia Cândido Vaccarezza na Operação Lava Jato

O inquérito é resultado da delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Agência Brasil
Cândido Vaccarezza
1 de 1 Cândido Vaccarezza - Foto: Arquivo Agência Brasil

O Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) denunciou nesta quarta-feira (15/8) o ex-deputado federal e ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados Cândido Vaccarezza e outros nove envolvidos no esquema de fornecimento de asfalto à Petrobras. Eles são acusados de formação de quadrilha, corrupção e lavagem de dinheiro.

O inquérito, no âmbito da 44ª fase da Operação Lava Jato, é resultado da delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras. Além da delação, o MPF recolheu documentos que comprovariam o pagamento de propinas, anotações de agendas e arquivos apreendidos em fases anteriores, os quais apontariam transações feitas entre funcionários da Petrobras e o ex-deputado federal.

A peça também traz, segundo o MPF, provas de que foram beneficiados pelo pagamento de propinas, além do ex-parlamentar, o próprio delator do esquema Paulo Roberto Costa e outros dois gerentes da Petrobras, Carlos Roberto Martins Barbosa e Marcio Aché, além de operadores financeiros e lobistas.

De acordo com a denúncia, os crimes culminaram em valores acima de US$ 2 milhões. Ainda é descrito que, para acobertar os crimes, foi usado o que o MPF descreve como “complexo e sofisticado processo de lavagem de ativos”. Exemplo disso seria a quebra do rastro financeiro. Entre as estratégias utilizadas estão a realização de remessa de valores para contas offshores de doleiros no exterior e posterior disponibilização de valores em reais no Brasil. (Com informações do MPF)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?