metropoles.com

MPF-DF vai apurar se governo Bolsonaro descumpriu proteção a indígenas

A Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar crimes de desobediência dentro de ação sob relatoria de Luís Roberto Barroso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kanindé/Reprodução
Foto colorida de da população indígena Uru-Eu-Wau-Wau
1 de 1 Foto colorida de da população indígena Uru-Eu-Wau-Wau - Foto: Kanindé/Reprodução

A Procuradoria da República no Distrito Federal, órgão do Ministério Público Federal, vai apurar se o governo de Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime de desobediência por supostamente descumprir decisões do STF para proteger comunidades indígenas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou, nesta quarta-feira (8/2), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que encaminhou conteúdo integral de ação que corre na Corte sobre o tema. As apurações têm como finalidade a responsabilização das autoridades envolvidas.

A PGR atua em ação de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso na qual são apontados descumprimentos de decisões judiciais, devido a evidente situação precária grave crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Barroso salientou que a omissão e desobediência podem ter gerado a situação. Também determinou que a Superintendência Regional da PF em Roraima seja informada sobre esses fatos, em razão da possível existência de informações relevantes para o inquérito em que se apura a prática de crime de genocídio e de omissão de socorro contra a população Yanomami.

A determinação é de 30 e janeiro. Na ocasião, Barroso determinou que a PGR, o Ministério Público Militar (MPM), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e a Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima apurem a possível participação de autoridades do governo Bolsonaro no cometimento dos crimes de genocídio, desobediência, quebra de segredo de Justiça e de delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de diversas comunidades indígenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?