metropoles.com

MPF denuncia advogados que atuaram na Operação Lava Jato

Antônio Augusto de Figueiredo Basto e seu sócio, Luiz Gustavo Rodrigues Flores foram denunciados por cobrar uma falsa “taxa de proteção”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
antonio figueiredo basto
1 de 1 antonio figueiredo basto - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o empresário Enrico Vieira Machado Antônio, o criminalista Antônio Augusto de Figueiredo Bastos (foto em destaque) e seu sócio, Luiz Gustavo Rodrigues Flores, por vender um falso esquema de proteção, durante quase sete anos, ao “doleiro dos doleiros”, Dario Messer.

Enrico, Basto e Flores são acusados de receber, por 78 meses (de 2006 a 2013), US$ 50 mil por mês, de uma suposta taxa de proteção que nunca existiu. A dupla dizia a Messer que o dinheiro era para pagar propina a autoridades. Entretanto, segundo a denúncia do MPF, o dinheiro era usado em benefício dos próprios advogados, de acordo com informações do jornal O Globo.

As investigações chegaram a Marco Antônio Cursini, também cliente criminal da dupla de advogados e responsável por suas operações. Nas datas em que Messer pagava a taxa de US$ 50 mil, Cursini era responsável por transferir o valor para uma conta no exterior, a empresa dos advogados – uma offshore de fachada, Big Pluto Universal.

Figueiredo Basto não quis comentar o caso. “É o mesmo objeto [de uma denúncia anterior sobre o caso]. Que absurdo! Vou esperar para ver a nova denúncia antes de me pronunciar”, afirmou o investigado. Luiz Gustavo Rodrigues Flores não foi encontrado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?