metropoles.com

MPF critica retirada de forças federais de região sob ataque de garimpeiros

O pedido à Justiça cita especificamente as aldeias Pombal, Santa Cruz, Katô, Missão Cururu e Poxorebem, todas ameaçadas de novas invasões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução PF
Ataque
1 de 1 Ataque - Foto: Reprodução PF

Após insistentes ataques à indígenas, o Ministério Público Federal (MPF) disparou uma série de ofícios para autoridades federais e estaduais requisitando reforço na segurança pública na região de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, e proteção para lideranças ameaçadas por garimpeiros.

Como noticiado nesta quarta-feira (27/5), a própria polícia chegou a ser alvo, com tentativa de invasão na base de operações. “Mesmo com a escalada de violência, as forças federais e estaduais se retiraram da região nesta quinta-feira (27/5)”, diz o MPF.

Documentos alertando para a gravidade da situação foram enviados à PF, Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Segurança Pública do Pará, Polícia Civil do Pará, Comando Militar do Norte, Força Nacional de Segurança Pública e às Secretarias Executivas dos Ministérios da Justiça e do Meio Ambiente.

“Tais atos dão-se em contexto estratégico e programado de pretensão de silenciamento das lideranças Munduruku, os quais ocorrem, impressionantemente, sob os olhos do Estado brasileiro”, diz o ofício do MPF, que ressalta que o risco à vida de lideranças não é uma situação desconhecida das autoridades.

O órgão também pediu à Secretaria de Segurança Pública do Pará um diagnóstico sobre a situação atual da segurança na região, que hoje conta com apenas quatro policiais militares na cidade de Jacareacanga, e que seja solicitado o reforço da Força Nacional para o local.

Além dos ofícios às autoridades, o MPF fez uma petição à Justiça Federal, dentro de um processo em que, desde 2020, tenta mobilizar as forças policiais e ambientais para coibir o garimpo ilegal no sudoeste do Pará.

De acordo com o MPF, a atuação tem sido “episódica”, o que em vez de encerrar as atividades ilegais, vem contribuindo para acirrar os conflitos.

O pedido à Justiça cita especificamente as aldeias Pombal, Santa Cruz, Katô, Missão Cururu e Poxorebem, todas ameaçadas de novas invasões de garimpeiros.

4 imagens
Ministério Público Federal (MPF)
Polícia Federal foi chamada
PF
1 de 4

Ataque

Reprodução PF
2 de 4

Ministério Público Federal (MPF)

Reprodução
3 de 4

Polícia Federal foi chamada

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

PF

Divulgação

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?