metropoles.com

MPF apura bloqueio de mulheres trans em programa feminino do MEC

Em curso profissionalizante do MEC para mulheres, as trans que ainda não ratificaram os nomes não conseguem se matricular

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Sinpsi-SP
Imagem colorida mostra a bandeira trans, que pode ser usada na marcha trans - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra a bandeira trans, que pode ser usada na marcha trans - Metrópoles - Foto: Reprodução/Sinpsi-SP

O Ministério Público Federal (MPF) apura um bloqueio a mulheres trans em um curso profissionalizante do Ministério da Educação (MEC) voltado para mulheres. O procedimento administrativo foi aberto após denúncia do Governo do Acre, que comunicou que o instituto que executa o “Programa Mulheres Mil” no estado não consegue matricular mulheres trans que ainda não ratificaram seus nomes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Mulher do Acre, o formulário do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) só aceita nomes femininos no formulário de inscrição.

O MPF enviou ofício ao Ieptec para que informe sobre a suposta negativa de inscrição de pessoas trans em um prazo de 10 dias.

No documento, o MPF destaca a decisão liminar proferida na Ação Civil Pública nº 1000646-09.2024.4.01.3000, que determinou à União que adotasse modelo da nova carteira de identidade sem o campo “sexo” e com previsão do campo “nome”, sem distinção entre “nome social” e “nome civil”, e, ainda, a inclusão do campo “nome social” de maneira precedente ao “nome de registro” nos cadastros administrativos federais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?