metropoles.com

MPF abre canais para denúncias sobre desvio de vacinas contra a Covid-19

O cidadão também pode acionar o Ministério Público Estadual, em todas as unidades da Federação, e o Ministério Público de Contas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Coronavac
1 de 1 Coronavac - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

O desvio de vacinas, por qualquer agente público, para finalidades não previstas pelas autoridades sanitárias pode configurar crime de peculato. Qualquer pessoa que presencie ou receba informações de fontes confiáveis sobre casos de desvio das doses da vacina contra a Covid-19 pode fazer uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) – por meio de diversos canais virtuais de atendimento.

O desvio de vacinas, por qualquer agente público, para finalidades não previstas pelas autoridades sanitárias pode configurar crime de peculato A pena máxima pode chegar a 12 anos de prisão e multa.

É importante lembrar que, nesse primeiro momento de vacinação, em que as doses são insuficientes para atender a todos, as secretarias estaduais e municipais de Saúde devem priorizar os grupos mais vulneráveis à Covid-19, como idosos, transplantados de órgãos sólidos, pessoas com comorbidades ou doenças crônicas (hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, câncer, anemia falsiforme e obesidade grave).

Como denunciar?

Para denunciar, é importante reunir o máximo de informações possível, como o dia em que ocorreu o desvio, local, nomes de possíveis envolvidos e provas da prática como fotos, vídeos e mensagens que auxiliem na investigação. Esse material pode ser enviado diretamente pelos canais de denúncia.

Em seguida, para enviar denúncias ao MPF é simples: no celular, é só baixar o aplicativo MPF Serviços ou cadastrar a denúncia diretamente na Sala de Atendimento ao Cidadão.

Além do MPF, o cidadão pode acionar o Ministério Público Estadual, em todas as unidades da Federação, e o Ministério Público de Contas. Os órgãos atuam de forma conjunta para apurar as denúncias de fraudes na vacinação contra a Covid-19.

4 imagens
MPF
O imunizante foi Coronavac
Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo
1 de 4

Ministério Público Federal (MPF)

Reprodução
2 de 4

MPF

Valter Campanato/Agência Brasil
3 de 4

O imunizante foi Coronavac

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
4 de 4

Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo

Fábio Vieira/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?