metropoles.com

MPE arquiva pedido de investigação sobre mudança de Tarcísio pra SP

Foi considerado que “farta documentação” comprova vínculo do pré-candidato com São José dos Campos, cidade onde mora sua irmã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alberto Ruy/Ministério da Infraestrutura
Pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. - Metrópoles
1 de 1 Pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas. - Metrópoles - Foto: Alberto Ruy/Ministério da Infraestrutura

São Paulo – A procuradora regional Paula Bajer, do Ministério Público Eleitoral (MPE), determinou o arquivamento de uma representação que questionava a mudança de domicílio de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para São Paulo.

O MPE entendeu que Tarcísio apresentou provas suficientes de vínculos com a cidade de São José dos Campos e com o estado. O pré-candidato ao governo de São Paulo exibiu como atestados o fato de sua irmã e seus sobrinhos morarem no município, e de ter se formado na Escola de Cadetes do Exército de Campinas.

Tarcísio é natural do Rio de Janeiro e pediu para transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo em 24 de fevereiro deste ano. Com isso, pode concorrer e votar no estado.

A representação foi feita por um cidadão de São José dos Campos, e já havia sido arquivada pelo promotor local. Na última quarta (8/6), Bajer homologou o arquivamento.

Para o promotor, foi juntada “farta documentação, que comprova de maneira absolutamente satisfatória a vinculação do representado Tarcísio Gomes de Freitas com o município de São José dos Campos, não se podendo afirmar, portanto, que ele não possui domicílio eleitoral nesta circunscrição”.

Da mesma forma, a procuradora afirmou que o autor da representação “não juntou provas que contraponham a documentação apresentada por Tarcísio Gomes de Freitas à Promotoria Eleitoral”.

Destacou, entretanto, que eventual notícia de falsidade envolvendo a transferência de domicílio eleitoral “poderá ser investigada em específico inquérito policial, instaurado por requisição do Promotor Eleitoral com atribuições, se presente justa causa”, e que a questão pode ser revista quando houver o registro da candidatura.

Outra representação

Na última terça-feira (7/6), o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) barrou a transferência de domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União) para o estado. Com isso, ele só pode concorrer pelo Paraná, local onde morava anteriormente.

Um dia depois, o PSol entrou com um recurso no mesmo tribunal para tentar barrar a candidatura de Tarcísio, dizendo que são casos semelhantes. Este caso ainda está pendente de análise.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?