metropoles.com

MP investiga prefeito por discriminação a crianças autistas

Além do prefeito, funcionária da UPA que proferiu falas discriminatórias e injuriosas contra autistas também está sendo investigada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Redes sociais
Imagem colorida mostra o prefeito da cidade de pombal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o prefeito da cidade de pombal - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes sociais

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu, nesta quinta-feira (11/7), um inquérito para investigar o prefeito de Pombal (PB), Dr. Verissinho (MDB), e uma funcionária da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município do Alto Sertão por supostas falas discriminatórias e injuriosas contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Abmael de Sousa Lacerda, conhecido como Dr. Verissinho, disse em reunião com aliados políticos que ter filhos com autismo é “uma infelicidade”.

Após o comentário do prefeito, a funcionária da UPA, que é apoiadora de Abmael, disse que ele estava certo. “O povo hoje tá cheio de besteira. Que Deus me perdoe, um menino autista é um menino doido. E quem é que quer ter um filho doido?”

Promotora de Justiça substituta de Pombal, Rebecca Braz de Melo abriu o inquérito e determinou o prazo de 15 dias úteis para o prefeito se manifestar e para que a Secretaria Municipal de Saúde forneça informações sobre a funcionária da UPA.

Rebecca Braz de Melo destaca que “o discurso discriminatório, além de causar dor, sofrimento e abalo psicológico aos indivíduos diretamente afetados, provoca uma lesão injusta à esfera moral da comunidade discriminada, resultando em um dano moral coletivo que deve ser reparado”.

O assunto chegou ao Ministério Público depois da divulgação do vídeo em que o prefeito faz as afirmações preconceituosas.

Com a repercussão negativa, o prefeito tem usado as redes sociais para se retratar, realizando postagens exaltando crianças da cidade e até mesmo ao lado de crianças apontada como autistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?