MP investiga prédio apontado como ameaça à medição de temperatura em SP
Instituto Nacional de Meteorologia afirmou que construção de edifício com 23 andares pode interferir em aferição na zona norte de São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
A construção de um prédio de 23 andares, apontado como uma ameaça à aferição de temperatura de uma estação meteorológica, se tornou alvo de investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
De acordo com reportagem do G1, um inquérito foi instaurado para apurar a legalidade da obra – motivado por denúncias de moradores da região contrários à construção.
O projeto situado no entorno da estação meteorológica Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, despertou a preocupação da equipe técnica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em nota, o órgão afirmou que a edificação da obra, situada a menos de 200 metros da estação, pode interferir nas medições de temperaturas no Mirante de Santana, o principal da capital paulista.
A construtora Fao Building é responsável pela edificação do Piazza San Giorgio.
De acordo com o texto, a verticalização no entorno pode causar riscos de intensificação de calor e sombreamento e/ou bloqueio dos raios solares a partir da face norte da estação meteorológica.
“Além de bloqueio ou interferência parcial das correntes de vento, visto que o prédio previsto a ser construído teria 23 andares”, assina Marcelo Schneider, coordenador do Inmet em São Paulo.