metropoles.com

MP Eleitoral contesta decisão que absolveu Cláudio Castro de cassação

TRE-RJ absolveu governador Cláudio Castro de cassação, mas MP Eleitoral recorre por identificar “omissões, contradições e obscuridades”

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Alvarenga
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
1 de 1 O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro - Foto: Luis Alvarenga

O Ministério Público Eleitoral contestou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que absolveu o governador Cláudio Castro (PL) da cassação. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) fluminense, a decisão “tem omissões, contradições, obscuridades e premissas equivocadas”.

O caso envolvendo o governador foi o julgamento por suposto abuso de poder político e econômico e condutas vedadas envolvendo desvios de finalidade nos projetos/programas da Fundação Ceperj e Uerj, nas eleições de 2022. É avaliada a “contratação massiva e injustificada de servidores temporários em ano eleitoral”. O custo foi de R$ 915 milhões aos cofres estaduais, segundo o Tribunal de Contas (TCE/RJ).

Além de Cláudio Castro, são réus o vice-governador Thiago Pampolha (União); o presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), Rodrigo Bacellar (União); e outras nove pessoas. O TRE-RJ, porém, deu decisão favorável ao grupo por 4 votos a 3.

Uma condenação implicaria na cassação dos políticos por oito anos. O recurso do MP Eleitoral alega ter ficado clara “a repercussão e gravidade de atos que feriram a legitimidade e a lisura das eleições”.

A principal omissão argumentada foi o julgamento não ter contemplado, de forma individualizada, a responsabilidade de cada acusado. O recurso será julgado pelo colegiado do TRE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?