metropoles.com

Em operação contra milícias, MP reúne provas contra Ronnie Lessa

Objetivo é cumprir 45 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão; ao menos 30 pessoas foram detidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCERJ/Divulgação
Ronnie Lessa e Elcio Queiroz - Os dois aparecem em uma montagem com um fundo branco
1 de 1 Ronnie Lessa e Elcio Queiroz - Os dois aparecem em uma montagem com um fundo branco - Foto: PCERJ/Divulgação

O Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil realizam operação, na manhã desta quinta-feira (30/01/2020), com o objetivo de cumprir 45 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra acusados de integrar uma milícia que atua no Rio das Pedras, na Muzema e região, na zona oeste da capital. Até as 10h15, 31 pessoas haviam sido presas.

A operação, batizada de Os Intocáveis II, é um desdobramento da Operação Os Intocáveis, realizada em janeiro do ano passado, quando 13 pessoas foram denunciadas por organização criminosa. O material apreendido na ocasião ajudou os investigadores a chegarem a novos acusados.

Entre as provas recolhidas estão conversas telefônicas entre os suspeitos e o policial reformado Ronnie Lessa, que está preso em penitenciária federal acusado de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

Na ação desta quinta, o MP afirma que, sob a liderança de Dalmir Pereira Barbosa, Paulo Eduardo da Silva Azevedo e Epaminondas Queiroz de Medeiros Júnior (conhecido como Capitão Queiroz), o grupo praticava grilagem, construção, venda e locação ilegais de imóveis, posse e porte ilegal de arma de fogo, extorsão de moradores e comerciantes com a cobrança de taxas referentes a “serviços” prestados, ocultação de bens adquiridos com as atividades ilícitas por meio de laranjas, pagamento de propina a agentes públicos, agiotagem, utilização de ligações clandestinas de água e energia nos empreendimentos imobiliários ilegalmente construídos, dentre outros.

Ainda segundo o MP, o grupo contava com a ajuda de agentes públicos, ativos e inativos, em especial das polícias militar e civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?