metropoles.com

MP busca indenização administrativa para vítimas de Brumadinho

A ideia é que os atingidos pelo desastre e os familiares recebam a reparação sem a necessidade de esperar o fim do processo judicial

atualizado

Compartilhar notícia

FáBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Bolsonaro vai Brumadinho, onde se reúne com autoridades e representantes da Vale
1 de 1 Bolsonaro vai Brumadinho, onde se reúne com autoridades e representantes da Vale - Foto: FáBIO BARROS/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério Público de Minas Gerais vai buscar uma indenização administrativa para as vítimas do acidente com o rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet, disse que, com as provas, os responsáveis poderão fazer a reparação “sem as amarras de um processo longo e desgastante na justiça”.

Para ele, é importante cobrar a responsabilização em juízo, mas também administrativamente para que “a empresa não se esconda atrás de um processo judicial que pode durar anos”.

Tonet, no entanto, não descartou a responsabilização integral pela tragédia em Brumadinho, ocorrida três anos após o desastre em Mariana. “O MP tem a missão simultânea de recolher provas, investigar as causas e os efeitos e definir responsabilidade administrativa, cível e criminal”, afirmou.

O procurador-geral de MG apontou que uma investigação do MP sobre a barragem Córrego do Feijão estava em andamento para verificar a situação na região. “Em novembro passado, a empresa nos apresentou a petição que atestava a segurança da barragem, mas as investigações ainda estavam em andamento”, completou.

Ele adiantou ainda que entrou com uma medida cautelar para pedir o bloqueio de R$ 5 bilhões da Vale com o objetivo de custear as despesas ambientais. A Justiça já bloqueou R$ 1 bilhão em bens da empresa para ser depositado em uma conta judicial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?