metropoles.com

MP acionou Flamengo por acomodações piores que sistema socioeducativo

Segundo nota do TRT-1, em 2015 foram constatadas irregularidades nas habitações e nos colchões do centro de treinamento de atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REGINALDO PIMENTA/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO
CT do flamengo, incêndio
1 de 1 CT do flamengo, incêndio - Foto: REGINALDO PIMENTA/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), com sede no Rio de Janeiro, divulgou nota nesta sexta-feira (8/2) com a informação de que, em 2015, o Clube de Regatas do Flamengo foi alertado para as “precárias condições” oferecidas aos atletas.

Segundo a nota, as habitações dos jogadores eram inferiores às instalações de adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Departamento Geral de Ações Educativas (Degase), o que revelaria “o absurdo da situação”. O TRT também informa que o Ministério Público do Rio de Janeiro, em março de 2015, ajuizou uma ação civil pública sobre as condições dos alojamentos do Flamengo.

A nota do tribunal diz ainda que o Comissariado de Justiça da Infância e Juventude esteve “reiteradas” vezes no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, onde um incêndio matou 10 adolescentes no início da manhã desta sexta-feira. Nessas visitas, teriam sido constatados “sinais de irregularidades quanto à habitação, além de grande precariedade no que se refere aos colchões utilizados pelos adolescentes”.

De acordo com o TRT, a ação civil pública também relata que “vários adolescentes” permaneceram no centro de Treinamento sem autorização formal dos pais.

Leia abaixo a íntegra da nota do TRT-1:

“A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) manifesta profundo pesar pelas mortes ocasionadas pelo incêndio ocorrido no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, do Flamengo, em Vargem Grande, na madrugada desta sexta-feira (8/2). O resultado do lamentável episódio foi de dez mortos e três feridos, entre eles adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, alguns oriundos de outros estados, acalentando o sonho de um dia tornarem-se atletas profissionais.

O TRT/RJ ressalta que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro já havia ajuizado ação civil pública, em março de 2015, alertando que as ‘precárias condições oferecidas pelo Clube de Regatas do Flamengo a seus atletas são inferiores até mesmo àquelas ofertadas aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade em unidades do Departamento Geral de Ações Educativas (Degase), o que revela o absurdo da situação’.

Ainda de acordo com a ação ajuizada, o Comissariado de Justiça da Infância e Juventude realizou reiteradas visitas ao Centro de Treinamento Ninho do Urubu, constatando sinais de irregularidades quanto à habitação, além de grande precariedade no que se refere aos colchões utilizados pelos adolescentes. O documento relatou, ainda, que vários adolescentes permaneceram no Centro de Treinamento sem autorização formal dos pais.

No âmbito da Justiça do Trabalho da Primeira Região, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que tem como gestor regional o desembargador José Luís Campos Xavier, e o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro, que tem como gestor regional o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, somam-se à Presidência nesta nota de pesar, reafirmando o compromisso da Justiça do Trabalho com a garantia de condições de trabalho dignas e legais para jovens e adultos.

Na oportunidade, o TRT/RJ também reforça a importância da Justiça do Trabalho em um país no qual não são asseguradas as mínimas garantias constitucionais.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?