metropoles.com

MP abre investigação contra Douglas Garcia, que atacou Vera Magalhães

Deputado bolsonarista também foi repreendido por aliados e denunciado ao Conselho de Ética da Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate
1 de 1 Discussão entre a jornalista Vera Magalhães e o deputado estado Douglas Garcia durante debate - Foto: Reprodução/Twitter

Alvo de pedidos de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e de críticas duras até de seu partido e de aliados, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) também vai enfrentar uma investigação criminal, aberta pelo Ministério Público paulista nesta quarta-feira (14/9).

O parlamentar, que é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), intimidou a jornalista Vera Magalhães na noite dessa terça-feira (13/9), nos bastidores de um debate entre candidatos ao governo de São Paulo.

Mentindo sobre o salário da profissional na TV Cultura, Garcia a abordou agressivamente no espaço destinado a convidados e a chamou de “vergonha para o jornalismo brasileiro”, ecoando ataque do próprio Bolsonaro à mesma jornalista, em debate promovido pela Band no início de setembro.

A investigação do MP-SP foi instaurada pelo procurador-geral da Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo. Como Garcia é parlamentar, tem foro privilegiado e só pode ser investigado criminalmente pelo procurador-geral.

Após a conclusão dessa fase investigativa, o procurador-geral decidirá se denuncia ou não o parlamentar para a Justiça estadual.

Veja imagens da agressão a Vera Magalhães:

Reações

O Partido Republicanos também anunciou que vai convocar Garcia, que pertence à sigla, para dar “suas explicações” em relação ao ataque do parlamentar contra a jornalista. A legenda repudiou o episódio e afirmou que não compactua com a forma como ele abordou a profissional.

O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem Douglas Garcia acompanhava durante o debate, pediu desculpas por telefone à jornalista Vera Magalhães. O Metrópoles confirmou a informação com a assessoria do candidato. A equipe detalhou que a ligação foi feita ainda no local do evento e reforçou ainda que a participação do parlamentar será vetada em outros debates.

O próprio Tarcísio comentou o episódio no Twitter. O postulante ao governo estadual de São Paulo disse lamentar e repudiar a atitude do deputado.

Confira o post:

Deputado reage

Até agora, Douglas Garcia não pediu desculpas e ainda alega que foi ele a vítima no episódio. Em suas redes sociais, o paramentar está rebatendo críticas com mais ataques. Veja um exemplo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?