metropoles.com

Mourão promete “obstaculizar” decreto de Lula para CACs: “Equívoco”

Ex-vice-presidente criticou decreto assinado pelo presidente Lula que determina o recadastramento de armas na Polícia Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hamilton Mourão, atual vice-presidente do Brasil. Ele veste terno e gravata e tem cabelos escuros – Metrópoles
1 de 1 Hamilton Mourão, atual vice-presidente do Brasil. Ele veste terno e gravata e tem cabelos escuros – Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos) publicou um vídeo nesta sexta-feira (3/2) em defesa dos direitos de colecionadores de armas, atiradores e caçadores.

Mourão afirma que, em primeiro de janeiro, o governo “cometeu um grande equívoco e uma grande confusão”. Na data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que restringe o acesso a armas e munições e suspende o registro de novos equipamentos de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs).

Antes do decreto, os armamentos precisavam ser registrados no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), que pertence ao Exército e apresentava diversas falhas. Com a nova regra, CACs deveriam fazer o recadastramento no Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal, em um período de 60 dias, de todos os equipamentos adquiridos a partir de 2019.

4 imagens
Senador Hamilton Mourão, ex-vice-presidente da República
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos)

“Um decreto não pode passar por cima de uma lei”, diz o ex-vice-presidente. “Aqui no Senado, pretendo reunir com outros senadores no sentido de obstaculizar essa ação do governo federal.”

Novas leis

Entre as restrições impostas pelo decreto assinado por Lula, estão a proibição do transporte de arma municiada, a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos, e a redução de seis para três a quantidade de armas que o cidadão comum pode ter.

O documento é o primeiro ato do processo de reestruturação da política armamentista no país. A norma também suspende novas autorizações a clubes de tiro até que a legislação seja reeditada. Segundo o decreto, para receber autorização de porte de arma é necessária a comprovação da necessidade.

Será criado um grupo de trabalho para que se apresente uma nova proposta de regulamentação do Estatuto do Desarmamento até março.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?