metropoles.com

Mourão diz que o “Brasil perde” com recuo de Moro sobre Ilona Szabó

Declaração vai na contramão da postura do presidente Jair Bolsonaro, que teria articulado a dispensa da cientista política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Sessão do Congresso Nacional em comemoração aos 30 anos da Constituição  Brasília(DF), 06/11/2018
1 de 1 Sessão do Congresso Nacional em comemoração aos 30 anos da Constituição Brasília(DF), 06/11/2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), foi na contramão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e avaliou como “uma derrota para o país” a desistência da indicação de Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), pelo ministro da Justiça, Sergio Moro.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Mourão defendeu a contratação da cientista política que foi exonerada por telefone devido às críticas negativas sobre a escolha do nome. Para ele, o Brasil “precisa aprender a conviver com as diferenças de opinião”.

“Eu acho que [quem] perde [é] o Brasil. Perde o Brasil todas as vezes que você não pode sentar numa mesa com gente que diverge de você”, completou ao dizer: “Nós temos que mudar isso aí”.

Na última sexta-feira (1º/3), após Moro anunciar a saída de Ilona, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) comemorou a demissão pelas redes sociais, afirmando que “o ministério respeitosamente apresenta escusas” pela cientista política.

Também filho de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) se manifestou contra a escolha, dizendo que a presença da cientista política era “muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar”.

A respeito das declarações dos filhos do presidente, Mourão evitou culpá-los pelo recuo de Moro. “Não foi [influência dos filhos]. Ali, para mim, a minha visão é a de que houve ataque de ambos os lados”, explicou o vice. Ilona já defendeu, em outras oportunidades, posições contra os ideais do governo, como a liberação das drogas, críticas à posse de arma e posturas contrárias à redução da maioridade penal.

Ao ser demitida, a cientista política publicou nota dizendo que “o país precisa superar a intolerância para atingir nossos objetivos comuns na construção de um Brasil mais justo e seguro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?