Mourão afirma que Lula voltou ao poder com espírito de revanche
Mourão ainda afirmou à Folha de S Paulo que Lula assume o poder sem entender que não teve apoio “francamente majoritário”
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao poder com “espírito de revanche”. A declaração foi dada em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada nesta terça-feira (3/1).
Mourão ainda disse que Lula assume “sem entender que venceu uma eleição no photochart, sem apoio francamente majoritário”. A palavra em inglês utilizada pelo ex-vice-presidente faz referência a corridas de cavalo vencidas de forma apertada.
Em outubro deste ano, Lula venceu o 2º turno, sobre Jair Bolsonaro (PL), com uma margem apertada de votos. A diferença entre os dois candidatos foi de cerca de 2,1 milhões de votos. O petista alcançou 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro
Alvo de bolsonaristas
Em um pronunciamento em rede de rádio e TV na noite do último sábado (31/12), Hamilton Mourão fez críticas às “lideranças” que, por meio do “silêncio” e do “protagonismo inoportuno e deletério”, contribuíram para um “clima de caos”.
Desde então, o senador pelo estado do Rio Grande do Sul tem sido alvo de críticas de bolsonaristas, que viram no comentário uma alusão às ações do ex-presidente. “A cada momento crítico que exige confiança no líder que nos conduziu até este momento, mais máscaras caem”, afirmou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), em uma rede social.
Em entrevista à Folha, Mourão tomou parte na crítica feita por ele próprio. “Ao longo dos últimos anos, os ânimos se exaltaram com as omissões do Legislativo, as decisões enviesadas do Judiciário e com nós mesmos no Executivo deixando de esclarecer bem nossas posições”, afirmou.
Ele ainda afirmou que isso jogou para o colo das Forças Armadas, em particular do Exército, uma pressão descabida.