metropoles.com

Motoristas e cobradores fazem greve e SP fica sem ônibus por 24 horas

Patrões e trabalhadores não entraram em acordo. Justiça determina que 80% da frota tem que rodar no horário de pico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ônibus São Paulo
1 de 1 Ônibus São Paulo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A cidade mais populosa da América Latina amanheceu sem ônibus nesta terça-feira (14/6). Motoristas e cobradores de coletivos em São Paulo fazem paralisação de 24 horas, depois que a reunião entre sindicatos trabalhista e patronal terminou sem acordo entre as partes.

Na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região, representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo (SindMotoristas) e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) não chegaram a um acordo. O SindMotoristas pedia aumento salarial de 12,47%, pagamento de 100% das horas extras e de participação nos lucros, entre outros quesitos. O SPUrbanoss não concordou.

Com o impasse, o TRT da 2ª Região publicou liminar para garantir a circulação de 80% do efetivo durante horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% nos outros períodos.

Por causa da paralisação, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o sistema de rodízio imposto na cidade. Assim, todos os carros podem rodar.

“A princípio o setor patronal insistiu em oferecer apenas 10% de reajuste e ainda de modo parcelado. Agora, ofereceram os 12,47%, mas apenas a partir de outubro, o que é inadmissível”, afirmou Valmir Santana da Paz, presidente em exercício do SindiMotoristas. “Sem o merecido reconhecimento, motoristas, cobradores e profissionais da manutenção cruzarão os braços nesta terça”, continuou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?