Número de mortos após passagem de ciclone no RS sobe para 47
A nova morte foi registrada no município de Colinas, no Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical passou pela região há uma semana
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos após a passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul subiu para 47 pessoas, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil gaúcha, divulgado às 8h desta terça-feira (12/9). O novo óbito foi registrado no município de Colinas.
Há uma semana o ciclone extratropical atingiu a Região Sul do país e deixou um rastro de destruição, principalmente, nas cidades gaúchas.
Veja os estragos causados pelo ciclone:
A maior parte das mortes ocorreram no município de Muçum, totalizando, até o momento, 15 vítimas. No total, são 97 cidades afetadas pelo ciclone. Confira o número de óbitos por municípios, conforme informações oficiais da Defesa Civil:
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
A tragédia no Rio Grande do Sul afetou 340.928 habitantes. A Defesa Civil informou que o fenômeno deixou, nos 97 municípios afetados, 4.794 desabrigados, 20.517 desalojados e 925 feridos. Até o momento, foram resgatadas 3.130 pessoas.
Não houve mudança no número de desaparecidos. Ao todo, são 46 desaparecidos em três municípios: Lajeado (8 pessoas), Arroio do Meio (8 pessoas) e Muçum (30 pessoas).
Ajuda do governo federal após ciclone
Em visita ao RS no domingo (10/9), o presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), informou que o governo federal já autorizou o empenho de R$ 741 milhões para o socorro às vítimas da tragédia que destruiu dezenas de cidades no Vale do Taquari.
Os recursos serão usados em áreas como saúde, com hospitais de campanha e recuperação de unidades municipais e estaduais que sofreram danos; na recuperação de estradas e na construção de moradias.