metropoles.com

Mortes em ações policiais no Rio: Witzel é denunciado à ONU

Governador defende a política de segurança pública, baseada em enorme impulso à repressão, adotada por ele desde o início do mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Magno/Gov RJ
Wilson Witzel dá coletiva de imprensa e diz ser inocente
1 de 1 Wilson Witzel dá coletiva de imprensa e diz ser inocente - Foto: Carlos Magno/Gov RJ

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e a deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ) denunciaram à Organização das Nações Unidas (ONU) o que consideram uma “agenda genocida” do governador Wilson Witzel (PSC), ressaltando que as mortes em confrontos com policiais no estado do Rio chegaram a um nível recorde no primeiro trimestre deste ano. São informações do portal UOL.

Nessa segunda, Witzel, em coletiva de imprensa, defendeu a política de segurança baseada em enorme impulso à repressão adotada por ele desde o início do mandato e em nenhum momento sentiu necessidade de pedir desculpas por algum erro de condução ou mesmo por um problema pontual de ação policial.

O governador afirmou que os responsáveis pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, 8 anos, na última sexta-feira (20/09/2019), são aqueles que “usam substâncias entorpecentes de forma recreativa”.

Abate de criminosos
De acordo com Renata, que também encaminhou ofício à Organização dos Estados Americanos (OEA), as 434 pessoas mortas em ações das forças de segurança, entre janeiro e março deste ano, estão diretamente relacionadas à “permissividade do governador, que se mostra favorável ao ‘abate’ de criminosos” que estejam portando fuzis e ao uso de helicópteros como plataformas para realização de tiros durante operações.

Caso as denúncias sejam aceitas, o Brasil pode responder pelas mortes em cortes internacionais. Os documentos pedem que a ONU recomende formalmente ao Estado brasileiro a redução da letalidade em ações policiais e que o organismo avalie a conduta de Witzel, que encorajaria a letalidade de agentes de segurança.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?