metropoles.com

Morte trágica de Boechat repercute entre colegas nas redes sociais

O jornalista morreu nesta segunda-feira (11/2) após a queda do helicóptero em que fazia o trajeto de Campinas para a capital paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / BandNews
boechat 3
1 de 1 boechat 3 - Foto: Reprodução / BandNews

A trágica morte do jornalista Ricardo Boechat, ocorrida no início da tarde desta segunda-feira (11/2), após a queda do helicóptero em que o âncora e colunista viajava, de Campinas (SP) para São Paulo (SP), repercutiu entre colegas de trabalho, associações representativas e os executivos de grupos de comunicação, incluindo da Bandeirantes, onde Boechat era âncora, tanto da rádio quanto do canal televisivo.

“O Brasil perde um dos maiores jornalistas que já tivemos e de uma forma muito trágica. O Boechat era um jornalista completo, de mídias eletrônicas, de TV, de jornal, de rádio, era um belíssimo articulista, um grande homem. Uma perda imensurável para nós da Band e do Brasil”, disse ao Metrópoles Flávio Lara Resende, diretor regional do Grupo Bandeirantes em Brasília.

Ao ser confirmada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, a morte do jornalista também pegou os colegas da BandNews FM de surpresa. Ao comunicarem oficialmente o ocorrido, os repórteres não aguentaram e interromperam a programação. O clima era de consternação.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), embora ainda não tenha se pronunciado oficialmente, adiantou que vai disparar notas de pesar sobre a perda do articulista. Já a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) enviou nota, em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro, lamentando a morte de Ricardo Boechat.

“Em quase 50 anos de trajetória profissional, Boechat atuou em vários dos mais importantes veículos de comunicação do país. Os Sindicatos e a Federação se solidarizam com os familiares, colegas e amigos de Ricardo Boechat e de Quattrucci”, escreveram no comunicado.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também se manifestou. “Dono de um estilo inconfundível, Boechat honrou a profissão de jornalista, exercida com ética e compromisso com a verdade dos fatos”, disse trecho do comunicado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF publicou texto em sua página oficial para homenagear as vítimas do trágico acidente. “A Diretoria do SJPDF lamenta a morte do jornalista e do piloto e se solidariza com familiares, colegas e amigos de Ricardo Boechat e Ronaldo Quattrucci.”

Um dos melhores amigos de Boechat, o comentarista José Simão dividia diariamente as manhãs com o jornalista na BandNews FM. Pelo Twitter, Simão foi sucinto. “Meu amigo querido! Meu vice amado!”, escreveu ao publicar uma foto do companheiro de bancada.

Companheira de trabalho, a jornalista Miriam Leitão também lamentou profundamente a morte do colega. “Meu querido amigo Ricardo Boechat. Não posso acreditar. Eu lhe devo tantos favores, tantas palavras generosas em momentos difíceis. Você foi pessoa linda, jornalista maravilhoso. Ai Boechat, tão cedo, tão cedo amigo”, escreveu.

Âncora do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro também recorreu às redes sociais para dizer que sentirá falta do colega jornalista. “Conheci Boechat quando ele trabalhou no Bom Dia Brasil, no fim da década de 90. Eu participava de São Paulo e ele interagia com o Renato Machado, no RJ. Cheguei a apresentar o jornal com ele no estúdio. Sempre admirei seu trabalho. Sentiremos sua falta. R.I.P”, escreveu.

Contemporâneo de Boechat, o jornalista Alexandre Garcia também se manifestou sobre a perda do amigo. “Boechat um modelo de jornalismo corajoso. Tive a honra de substitui-lo no Bom Dia Brasil, como comentarista, há duas décadas. Descanse em paz, amigo, com as glórias de ter bem cumprido sua missão.”

O humorista Marcelo Adnet lamentou igualmente a morte do jornalista, pelo Twitter. A morte brutal do âncora da BandNews também repercutiu em outros veículos de comunicação. A filial brasileira do canal britânico BBC se manifestou pelas redes sociais. “O jornalista Ricardo Boechat morreu na queda do helicóptero que caiu na manhã desta segunda-feira em São Paulo. A informação foi confirmada pelo governo do Estado”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?