Lula está “muito abalado” com a morte do neto, diz Rui Falcão
Ex-presidente vela o menino Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu vítima de meningite na sexta-feira (1°/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão falou rapidamente com a imprensa, na tarde deste sábado (2/3). De acordo com Falcão, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está muito abatido. O ex-presidente da República participa da cerimônia de cremação do pequeno Arthur Lula da Silva, de 7 anos. “Lula está muito emocionado e muito abalado”, disse Rui Falcão.
Falcão contou ainda que todos os políticos presentes na despedida ao menino não estão tendo muito tempo de falar com o líder petista. “Só consegui dar um abraço e dizer ‘força’. Não dá pra conversar sobre nada, porque ele está muito abalado”, completou. Arthur, que é neto do ex-presidente da República, morreu na sexta-feira (1º), vítima de meningite.
Manifestações
A morte precoce do garoto, levou diversas autoridades a se manisfestarem e prestarem solidariedade à família do garoto. Nas redes sociais, o presidente da Bolívia, Evo Morales, mandou um recado ao ex-presidente Lula. “Em nome do povo boliviano envio nossas mais sinceras condolências”, afirmou, no Twitter.
Muy tristes por la noticia del fallecimiento del pequeño nieto del hermano @LulaOficial, Arthur Araújo Lula da Silva, a quien una enfermedad truncó su corta vida. A nombre del pueblo boliviano hacemos llegar nuestras más sentidas condolencias. pic.twitter.com/6AbRrs3Ymi
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) 2 de março de 2019
Ao Metrópoles, o ex-ministro do Esporte no governo Lula e atual deputado federal do PCdoB, Orlando Silva, disse estar devastado e lamentou o fato de estar em viagem e não poder ir ao velório do garoto. “Eu estou arrasado! Eu olho pra foto do Arthur e vejo dona Marisa [mulher de Lula, já falecida]. Essa tragédia é mais uma provação para o ex-presidente. E o pior é ver a miséria humana. Essa publicação de Eduardo Bolsonaro é inaceitável”, afirmou.
Ainda na sexta-feira, o deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), demonstrou indignação com a ida do ex-presidente Lula ao enterro de seu neto. “Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum. “Quando o parente de outro preso morrer, ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado”, questionou o deputado.
Entenda
Neto do ex-presidente petista, Arthur Araújo Lula da Silva morreu nessa sexta, vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da Rede D’Or, em Santo André (SP), mas o quadro se agravou e ele não resistiu. Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. Foi Sandro quem obteve autorização da Polícia Federal e informou o pai sobre a morte do menino, por telefone.
A partir daí começou o trâmite da defesa de Lula para garantir sua liberação. No fim do dia, a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou a soltura do ex-presidente, após parecer favorável do Ministério Público. Ele chegou ao velório de seu neto, em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 11h10 deste sábado.