metropoles.com

Morte de adolescente em SP não teve relação com a vacina, diz Anvisa

A agência informou que os dados apresentados em reunião com o Centro de Vigilância Epidemiológica de SP foram considerados “consistentes”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance
1 de 1 O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

A Anvisa afirmou, na noite desta segunda-feira (20/9), que a morte de uma adolescente de 16 anos de São Bernardo do Campo (SP), em 2 de setembro, não tem relação casual com a administração da vacina da Pfizer contra a Covid-19.

Em nota, a agência disse que os dados apresentados em reunião com o Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo foram considerados “consistentes e bem documentados. O relatório de investigação foi recebido, na noite desse domingo (19), contendo detalhes “de todo o processo de avaliação que concluiu não ser possível atribuir diretamente o óbito à vacinação”, ressaltou, em nota.

Na última quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a suspensão de vacinação de adolescentes sem comorbidades. Primeiro, em nota técnica enviada aos estados, a pasta informou que “revisou” a recomendação porque a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 demonstra evolução “benigna” e permanece assintomática. Em coletiva de imprensa, Queiroga justificou que a suspensão foi necessária por “desorganização dos estados”. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse, durante a coletiva, que a morte em São Bernardo do Campo estaria relacionada à vacina.

A Anvisa acrescentou que “atuará prontamente, caso os próximos passos indiquem a necessidade de adoção de qualquer ação sanitária ou regulatória quanto à vacina”.

“Até o momento, os achados apontam para a manutenção da relação benefício versus risco para todas as vacinas autorizadas no Brasil, ou seja, os benefícios da vacinação excedem significativamente os seus potenciais riscos”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?