Morreram nove dos 49 pacientes de Manaus transferidos para Goiás
Um homem de 47 anos e uma mulher de 41 anos faleceram na madrugada desta quarta-feira (3/2) em um intervalo de menos de 10 minutos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Nove das 49 pessoas que foram transferidas de Manaus (AM) para Goiás, desde o dia 18 de janeiro, morreram em decorrência de complicações da Covid-19. Na madrugada desta quarta-feira (3/2), dois pacientes que estavam em estado gravíssimo faleceram em um intervalo de menos de 10 minutos.
Uma mulher de 41 anos morreu às 4h27 e um homem de 47 anos, às 4h34. Eles estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), em Goiânia. Segundo o boletim médico, eles estavam recebendo ventilação mecânica e apresentaram rápida piora do quadro em 24 horas.
Goiás é um dos estados que mais receberam pacientes de Manaus desde o princípio da crise sanitária no Amazonas. Na primeira viagem (18/01) foram transferidas 33 pessoas e na segunda, realizada na última sexta-feira (29/1), foram transportados mais 16 pacientes. Eles foram divididos entre o HC-UFG e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), na Região Metropolitana da capital.
Das nove mortes registradas, quatro foram de homens, entre 46 e 58 anos, e cinco de mulheres, entre 41 e 61 anos de idade. No HC-UFG, seguem internados 19 pacientes de Manaus, sendo 14 na enfermaria e cinco na UTI. Já no HMAP, quatro pessoas seguem internadas, sendo três na UTI e uma na enfermaria.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (3/2) que 464 pacientes do Amazonas já foram transferidos para tratamento em outros estados e que 154 já receberam alta e voltaram para casa.
Dos 49 que foram levados para Goiás, 17 já receberam alta e está prevista para esta quarta no HC-UFG a liberação de mais dois pacientes.