Morre Waldemar Zveiter, ministro aposentado do STJ
Waldemar Zveiter, de 92 anos, foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)
atualizado
Compartilhar notícia
Waldemar Zveiter, jurista e ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), morreu neste sábado (3/8), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.
Zveiter nasceu em Minas Gerais e formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Niterói, no Rio, em 1957. Durante a trajetória na magistratura, atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói, em 1965, e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro de 1973 a 1976.
Além disso, Waldemar Zveiter integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na classe jurista por dois mandatos no início da década de 1980. Ele também era grão-mestre de honra.
Em 1983, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), onde presidiu a Sétima Câmara Cível e integrou o Conselho da Magistratura. Em 1989, foi nomeado ministro do STJ.
Waldemar Zveiter é pai do desembargador Luiz Zveiter, atual decano do TJRJ, e do ex-deputado federal e ex-presidente da OAB-RJ Sergio Zveiter.
Em decorrência do falecimento de Waldemar Zveiter, o TJRJ decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Judiciário do Rio de Janeiro. “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro expressa condolências aos familiares e amigos do ministro e magistrado de realce jurídico estadual e nacional”, informa o tribunal em nota.
O velório está marcado para este domingo (4/8) no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.