metropoles.com

Morre Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio de Janeiro

Saturnino Braga morreu nesta quinta-feira (3/10). Ele estava internado no CTI do Hospital Pró-Cardíaco no Rio recebendo cuidados paliativos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Saturino Braga - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Saturino Braga - Metrópoles - Foto: Reprodução

Roberto Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio de Janeiro, morreu, aos 93 anos, nesta quinta-feira (3/10). Saturnino estava internado no CTI Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio, recebendo cuidados paliativos.

A filha de Saturnino, Maria Adelia, informou ao Globo que o pai deu entrada na unidade hospitalar na última sexta-feira (27/9) com um quadro de pneumonia.

Na noite de quarta-feira (2/10), o hospital divulgou uma nota dizendo que Saturnino Braga estava internado “no CTI do Hospital Pró-Cardíaco recebendo cuidados paliativos diante de um quadro clínico de improvável reversão”.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse ao Globo que Saturnino Braga foi um dos homens mais dedicados e corretos da política carioca.

“Ele foi um dos mais dedicados e corretos homens públicos que a cidade do Rio de Janeiro já conheceu. Sua história em defesa da democracia, da liberdade e do povo mais pobre será sempre lembrada. É uma grande perda para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Meus sinceros agradecimentos por toda sua dedicação à nossa cidade. Que Deus possa confortar o coração de sua família e de seus amigos”, afirmou Eduardo Paes.

Roberto Saturnino Braga nasceu no dia 13 de setembro de 1931, formou-se em Engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1954.

O ex-prefeito herdou a tradição política no Rio de seu pai, Francisco Saturnino Braga, que foi deputado federal por três mandatos. Em 1963, Roberto Saturnino Braga entrou para a política como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, numa coligação formada pelo PSB, MTR e PST.

Durante a ditadura militar que criou o bipartidarismo, Saturnino ingressou no MDB e se tornou senador pelo Rio de Janeiro de 1975 a 1985.

Ele foi o primeiro prefeito eleito de forma direta no Rio de Janeiro, em 1985, pelo PDT, com quase 40% dos votos, após a redemocratização do Brasil, esteve à frente da prefeitura de 1986 a 1989.

Roberto Saturnino Braga já era viúvo e deixou três filhos, Adelia, Bruno e Antonio Frederico.

O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicou nota de pesar pela morte de Braga. A presidente da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), se solidarizou com os amigos, familiares e companheiros de luta do ex-prefeito do Rio.

“Roberto Saturnino Braga foi um militante do socialismo, das lutas populares e da democracia ao longo da vida”, lembrou Gleisi.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?