Morre quinto paciente transferido após falta de energia em hospital
Com Covid, contador de 46 anos foi intubado no mesmo dia em que precisou ser transportado depois de pane em sistema de oxigênio da UTI em GO
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Chegou a cinco o total de mortos entre os 11 pacientes transferidos do Hospital de Campanha (HCamp) de Porangatu (GO) no último domingo (11/7), após queda de energia que danificou o sistema de oxigênio da unidade de terapia intensiva (UTI).
O quinto óbito, confirmado nesta quarta-feira (14/7), é do contador Nivaldo Ferreira dos Santos, de 46 anos. Ele foi intubado no Hcamp de Porangatu, devido a complicações da covid-19, no mesmo dia em que foi transferido às pressas para o Hcamp de Uruaçu, cerca de 130 km de distância.
Um paciente morreu no momento da transferência e outros três morreram menos de 24 horas após chegar na UTI de Uruaçu. Os pacientes chegaram de Porangatu em estado muito grave, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Todos tratavam a covid-19.
Tristeza
Nivaldo faleceu na tarde de terça-feira (13/7). Ele trabalhava como contador na Câmara Municipal de Talismã (TO), há mais de 10 anos. Ele deixa esposa e duas filhas. Familiares e amigos prestaram homenagens nas redes sociais.
“Aqui ficamos com imensa tristeza, meu contador organizado, dedicado, competente”, declarou a esposa do contador, Idália Botelho, em depoimento nas redes sociais.
O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) emitiu uma nota de pesar pela morte de Nivaldo. A entidade prestou solidariedade à família e pediu o conforto de Deus a todos.
Investigação
A Polícia Civil de Goiás investiga as causas das mortes e se houve negligência na manutenção do sistema de oxigênio da UTI. Uma equipe da Polícia Científica detectou o rompimento de uma peça do gerador que levava ar comprimido.
O componente estragado foi levado para a Seção de Engenharia Forense (SENG), onde vai passar por perícia. O objetivo é responder o que exatamente causou esse rompimento.
Quatro dos pacientes transferidos seguem na UTI de Uruaçu em estado gravíssimo e dois estão em estado grave. Um paciente está com quadro de saúde estável e recebeu alta para a enfermaria.
Respostas
Em nota, a Prefeitura de Porangatu garante que um segundo sistema atendeu os pacientes da UTI até a transferência e que em nenhum momento faltou energia, medicamento ou oxigênio.
Ainda segundo a prefeitura, foi aberto um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos ocorridos no último domingo.
O HCamp de Porangatu é administrado pelo município e recebe verba estadual. A organização social Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (INMED) é responsável pela gestão do hospital.