Morre Izabel Loiola, que mobilizou hospital para se despedir do mar
Izabel fazia parte do programa de cuidados paliativos do Hospital Universitário da UFC. Ela lutava contra uma leucemia grave desde 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Izabel Loiola, a mulher que mobilizou equipe de um hospital público de Fortaleza (CE) para que ela pudesse ir à praia pela última vez, morreu na manhã de segunda-feira (25/7). Ela lutava contra uma leucemia grave desde 2021.
A visita de Izabel à praia foi uma ação parte do programa de cuidados paliativos do Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, onde ela recebia tratamento.
A despedida do mar foi em fevereiro. Na ocasião, Izabel também foi batizada nas águas pelo pastor da congregação que ela frequentava. Para poder ir, horas antes da visita, passou por transfusão de sangue.
Em abril, ela voltou à praia, mas não entrou no mar. “Ela quis mostrar para todo mundo que aquela não seria a última vez que ela iria para a praia”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo o sobrinho de Izabel, o dentista Francisco Chagas Loiola Júnior, de 30 anos.
Izabel, de 48 anos, passou por três tipos diferentes de protocolos contra o câncer, uma leucemia mieloide aguda, considerada grave e agressiva. Mas ela não respondeu a nenhum dos tratamentos.
O quadro de Izabel piorou nessas últimas semanas, a ponto de ela ser internada para o combate da dor. Mesmo com o estado grave, ela pediu para ir para casa e passar os últimos momentos em família. De saída do hospital, Izabel passou de carro pela praia uma última vez.
Izabel é enterrada nesta terça-feira (26/7) em Tauá, cidade onde morava.