metropoles.com

Morre idosa que passou 8h agarrada em parreira durante enchente no RS

Ainda não se sabe se a morte de idosa tem relação direta com a hipotermia que sofreu durante o tempo que ela ficou submersa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/RBS TV
Imagem colorida da idosa Elma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da idosa Elma - Metrópoles - Foto: Reprodução/RBS TV

Elma Berger de Souza, de 99 anos, que ficou agarrada a uma parreira por mais de oito horas à espera de socorro durante a enchente que atingiu Roca Sales, no Rio Grande do Sul, morreu nessa quinta-feira (14/9). A idosa ficou internada durante quatro dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e foi transferida para um quarto na segunda-feira (11/9).

Segundo um dos netos, ela teve falência dos rins e não houve condições hábeis para um transplante. Ainda não se sabe se há relação direta com a hipotermia que sofreu durante o tempo que ela ficou submersa.

Elma Berger foi uma das sobreviventes da maior tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul. Ela estava com uma cuidadora quando a água do Rio Taquari, que subiu 13 metros, invadiu a casa que residia. Elas ficaram mais de oito horas aguardando o resgate.

A idosa chegou a contar que cantava uma música pedindo socorro, enquanto aguardava por ajuda. “Fiquei rezando, cantamos eu e a minha cuidadora: ‘Mãezinha do céu, nos ajuda'”, disse ela à afiliada da Rede Globo, RBS.

Comoção e tristeza por idosa

Nas redes sociais, a morte da idosa gerou comoção. Raní de Souza, produtor de conteúdo visual de Passo Fundo (RS), fez uma arte em homenagem à aposentada e publicou no Instagram.

Imagem colorida de arte de Raní de Souza - Metrópoles feita por
Produtor de conteúdo visual de Passo Fundo (RS) fez uma arte em homenagem à aposentada.

Na publicação ele escreve: “Que o paraíso lhe receba e que sua cidade se reconstrua assim como tantas outras cidades atingidas pelas enchentes. Que a família da dona Elma e de todas as tantas vítimas, tenham forças para continuar a jornada da vida.”

Outros internautas comentaram a postagem prestando suas condolências. “Descanse em paz!”, escreve um. “E no ‘ fim’ ela ainda deu aula sobre fé, superação, perseverança, luta…ela foi brava! Obrigada D.Elma”, diz outro.

O velório de Elma acontece na Câmara Municipal de Roca Sales e o enterro será no cemitério da cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?