metropoles.com

Morre Helio Jaguaribe, intelectual e membro da ABL, aos 95 anos

Acadêmico publicou obras importantes sobre a realidade socioeconômica do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nelson Pérez / Valos
HelioJaguaribe
1 de 1 HelioJaguaribe - Foto: Nelson Pérez / Valos

O intelectual e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Helio Jaguaribe morreu aos 95 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, segundo informou a ABL. O velório ocorrerá na quarta-feira, a partir das 10 horas, na sede da Academia. O sepultamento está previsto para o mesmo dia, às 15 horas, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. As informações são da página do jornal O Globo na internet.

Um dos principais cientistas políticos do país, é autor de obras como “Brasil: alternativas e saídas” e “Um estudo crítico da história”. Desde 2005 Jaguaribe ocupava a Cadeira número 11 da ABL, sucedendo o economista Celso Furtado.

No ano passado, ele foi tema de um documentário produzido por sua filha, Izabel Jaguaribe. Com narração de Fernanda Montenegro, “Tudo é irrelevante” traça um perfil do escritor por meio de entrevistas com amigos, passando por temas como filosofia, literatura e até vinho.

Carreira laureada
O escritor nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1923 e diplomou-se em direito, em 1946, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Em 1952 iniciou, com um grupo de jovens cientistas sociais, um projeto de estudos para a reformulação do entendimento da sociedade brasileira, fundando o Instituto Brasileiro de Economia, Sociologia e Política – IBESP. Foi diretor da revista do Instituto, Cadernos de Nosso Tempo, de grande influência acadêmica no Brasil e na América Latina.

Em 1964, depois de pública condenação do golpe militar, afastou-se do país e foi lecionar nos Estados Unidos: de 1964 a 1966, na Universidade de Harvard; de 1966 a 1967, na Universidade de Stanford; e de 1968 a 1969, no MIT – Massachusets Institute of Tecnology.

Helio Jaguaribe recebeu importantes títulos ao longo da carreira. Em 1996 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Já em 1999, o Ministério da Cultura conferiu-lhe, por sua contribuição ao desenvolvimento cultural do país, a Ordem do Mérito Cultural.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?