metropoles.com

Morre Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura de FHC, aos 84 anos

Weffort foi cientista político e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele saiu da sigla em 1994 para assumir a pasta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/USP
Francisco Weffort
1 de 1 Francisco Weffort - Foto: Divulgação/USP

O ex-ministro da Cultura Francisco Weffort morreu, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. O falecimento aconteceu após um procedimento médico, segundo a Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (2/8).

O cientista social havia sido diagnosticado com um problema de coração recentemente e, no sábado (31/7), sofreu um desmaio. Ele chegou a ser preparado para uma cirurgia de desobstrução de artérias e colocação de uma válvula na aorta.

No entanto, Weffort não resistiu aos procedimentos iniciais.

Weffort deixa a mulher, Helena Severo, e quatro filhas. Ele será enterrado em São Paulo, mas a família ainda não decidiu se fará algum tipo de cerimônia.

Carreira

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), o ex-ministro participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, onde ocupou o cargo de secretário-geral. Na década de 1990, entretanto, ele saiu da sigla e passou a adotar um posicionamento político mais central.

Em 1994, Weffort foi convidado a assumir o cargo de ministro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que havia sido seu professor durante a graduação.

O cientista social ocupou o cargo de ministro da Cultura entre 1995 e 2002, período em que defendeu o aumento do orçamento da pasta e implantou a Lei do Audiovisual. A medida permite que empresas privadas abatam do Imposto de Renda o valor que investirem no financiamento de projetos na área.

Weffort fundou e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e foi pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec). Além disso, o cientista social atuou como professor no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, nos Estados Unidos.

Ele escreveu obras clássicas na ciência política, como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual democracia?”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?