Morre ex-deputado petista José Mentor, vítima da Covid-19
O ex-parlamentar estava internado na UTI de um hospital da capital paulista há quase duas semanas
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores José Mentor, 71 anos, morreu na madrugada deste sábado (25/7) vítima da Covid-19. Mentor era advogado e foi parlamentar por quatro mandatos.
Ele estava internado há quase duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da capital paulista. Seguindo os protocolos de segurança para a doença, não haverá velório.
Mentor já foi denunciado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, mas o processo foi arquivado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello. Para o ministro, a denúncia apresentada contra o parlamentar era inepta, sem “elementos mínimos de convicção que suportem a tese acusatória”, colocou.
O ex-deputado também foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado, que teve como base investigações da Polícia Federal, com o objetivo de apurar evasão de divisas de R$ 30 bilhões entre 1996 e 1997.
O ex-presidente Lula se solidarizou com a família correligionário e lamentou a morte de Mentor. Leia a íntegra:
José Mentor dedicou sua vida para a construção de um Brasil democrático, mais justo e sem pobreza. Foi um militante, amigo e companheiro por toda a vida. Começou na política no movimento estudantil, em plena ditadura militar, tendo sido preso no Congresso da UNE de Ibiúna, em 1968. Atuou como advogado na luta de por moradia popular na década de 1970 participou da fundação do PT. Foi vereador, deputado estadual e federal, participando da vida democrática, aprovando leis e debatendo medidas em defesa dos trabalhadores e do desenvolvimento do Brasil e de São Paulo.
José Mentor teve uma vida plena de sentido, significado e contribuições para a sociedade brasileira. É muito triste que se vá nesse momento no qual sequer podemos prestar nossas últimas homenagens, mais uma das milhares de vidas brasileiras que perdemos nessa pandemia pela irresponsabilidade de algumas autoridades. Não precisava nem deveria ser assim. Nesse momento de dor e saudade pela perda do meu companheiro José Mentor, minha solidariedade aos seus familiares e amigos.
Luiz Inácio Lula da Silva