Morre, em Goiás, o 11º paciente transferido de Manaus por Covid-19
O homem de 48 anos estava na UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia. Ele faz parte do grupo de quase 50 amazonenses transferidos
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Morreu o 11º paciente entre os que foram transferidos do Amazonas para Goiás desde o mês passado. O homem de 43 anos estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).
Ele faz parte do primeiro grupo de pessoas com Covid-19 que foi transferido de Manaus pela Força Aérea Brasileira (FAB). O homem e mais 32 pessoas chegaram a Goiás no dia 18/1 e, desde então, estavam internados no HMAP, em estado grave. A morte foi registrada no domingo (7/2).
Goiás foi um dos estados que mais recebeu pessoas de Manaus durante o processo de transferência, motivado pela crise sanitária enfrentada pelo Amazonas, em decorrência da falta de oxigênio e de leitos da Covid-19.
Além das 33 pessoas que chegaram na primeira viagem, mais 15 foram levadas para o estado no dia 29 de janeiro. A esposa de um dos pacientes, que viajou por conta própria até Goiânia, precisou ser internada, pois apresentou sintomas de Covid-19 assim que desembarcou na cidade.
Locais
As internações foram divididas entre o HMAP e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Desse grupo total de 49 pessoas, 19 já receberam alta e puderam voltar para casa, e outras 19 seguiam internadas e em observação até a última atualização dos boletins médicos.
O Metrópoles mostrou que até o último sábado (6/2), 30 pacientes de Manaus transferidos para outros estados não resistiram às complicações da Covid-19 e morreram. Ao todo, 511 pessoas já foram levadas do Amazonas para outros locais do Brasil. Dessas, 152 já receberam alta.