metropoles.com

Morre baleia jubarte encalhada desde sábado no Rio de Janeiro

Os esforços de resgate mobilizaram cerca de 50 pessoas, mas o animal não resistiu e morreu neste domingo (27/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/UERJ
baleiaaaa
1 de 1 baleiaaaa - Foto: Divulgação/UERJ

A baleia jubarte encalhada desde a manhã de sábado (26/8) na Praia do Sul, na Ilha Grande, na Costa Verde do Rio, morreu neste domingo (27). Os esforços de resgate mobilizaram cerca de 50 pessoas, mas o animal não resistiu. Pesquisadores estão em alerta e investigam o que pode ter ocasionado o encalhe de três baleias juvenis – de cerca de um ano de idade – no litoral do Rio em apenas uma semana.

“É algo que está nos intrigando. Trabalho há 25 anos na área e nunca vi isso acontecer: três baleias encalharem em quatro dias. Pode ser uma triste coincidência ou haver um fator em comum, como algum tipo de doença ou vírus”, disse o coordenador do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), José Lailson.

Segundo Lailson, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi consultado para informar se prospecção sísmica de petróleo baseada em sons na região. Esse pode ser um fator estressante para os animais e deixa-los atordoados. “Não podemos afastar nenhuma possibilidade”, explicou. As baleias jubartes juvenis têm cerca de 10 metros e pesam de 15 toneladas a 20 toneladas.

Na tentativa de resgate da jubarte na Ilha Grande, na manhã de domingo, foram utilizados um helicóptero e dois rebocadores. Equipes de biólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

A força da arrebentação e a dificuldade de acesso ao local, uma reserva biológica, acabaram debilitando a baleia. A posição do mamífero também impediu o resgate. De acordo com o Macqua, uma necropsia será realizada para entender a exata causa da morte.

Além da baleia jubarte que morreu neste domingo na Ilha Grande, os biólogos e a população ainda tentam libertar um outro animal encalhado na Baía da Sepetiba, próximo a Restinga de Marambaia, na zona oeste no Rio de Janeiro. Já houve três tentativas, mas o animal acaba voltando para a parte rasa da praia, em lugar de nadar para águas profundas. A baleia está bastante debilitada.

Na última quarta-feira, 23, uma outra baleia jubarte ficou 24 horas parada na Praia Rasa, em Búzios, Região dos Lagos fluminense. Ajudada pela população local, ela conseguiu voltar para o mar no dia seguinte. O Rio é um corredor por onde passam baleias no período migratório. Nessa época do ano elas vêm da Antártica, onde se alimentam, para o litoral da Bahia e do Espírito Santo, onde se reproduzem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?