metropoles.com

Morre, aos 88 anos, o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima

Flecha foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e embaixador do Brasil em Londres, Washington e Roma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Embaixador
1 de 1 Embaixador - Foto: Reprodução

O embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, de 88 anos, morreu, nesta segunda-feira (12/7), em Brasília, após septicemia decorrente de uma infecção urinária.

No último sábado (10/7), ele passou mal, na residência da família, no Lago Sul.

O embaixador é viúvo da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima, que morreu em abril de 2017, em Brasília, por conta de um câncer de útero, contra o qual lutava há um ano. Os dois foram casados por 54 anos.

Flecha foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e embaixador do Brasil em Londres, Washington e Roma. Ele ingressou no Itamaraty em 1955 e, ao longo das décadas seguintes, defendeu os interesses do Brasil com determinação, patriotismo e profissionalismo. Dedicou grande parte de sua vida ao projeto de modernização da diplomacia econômica e comercial do Brasil.

Ele ainda foi nomeado chefe do Departamento de Promoção Comercial em 1973, cargo que ocupou por mais de uma década e no qual liderou profunda transformação das atividades de promoção comercial do Brasil no exterior. Em 1984, foi nomeado Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Comerciais.

O Itamaraty ainda diz que em 1985, alcançou o mais alto posto de carreira da diplomacia, tornando-se Secretário-Geral das Relações Exteriores, tendo desempenhado papel fundamental na inserção internacional do Brasil na fase final da Guerra Fria. Foi Embaixador em Londres (1990-1993), Washington (1993-1999) e Roma (1999-2001).

O Embaixador Paulo Tarso também dedicou-se ao ideal de que a política externa pode e deve contribuir para melhorar concretamente a inserção internacional do País e a vida de todos os brasileiros. Sua coragem e criatividade marcaram todos que tiveram a oportunidade de trabalhar a seu lado.

Por fim, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no qual expressa a seus familiares e amigos as sentidas condolências de todos seus colegas.

Em nota, o ex-presidente José Sarney lamentou o falecimento do embaixador. “Foi com imensa tristeza e profunda emoção que recebi a notícia do falecimento de Paulo Tarso Flecha de Lima, meu querido amigo e um dos maiores diplomatas da história do Itamaraty. Há poucos dias havíamos nos falado ao telefone e combináramos que lhe faríamos, Marly e eu, uma visita. Não houve tempo.”

Paulo Tarso foi Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores durante todo o governo Sarney, por escolha de Tancredo Neves.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?