Morre aos 69 anos Levy Fidelix, presidente nacional do PRTB
Fidelix ficou conhecido por seu projeto de aerotrem como meio de transporte público em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Morreu em São Paulo, na noite dessa sexta-feira (23/4), o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix. Ele tinha 69 anos e estava internado desde o mês passado em um hospital particular. O anúncio foi feito em uma rede social do político, mas a causa da morte não foi informada.
Comunicado de Falecimento.
É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso Líder, Fundador e Presidente Nacional Levy Fidelix, ocorrida nesta data na cidade de São Paulo. Descanse em paz homem do Aerotrem! 🙏🏻 pic.twitter.com/ExdwhGQOOE
— Levy Fidelix (@levyfidelix) April 24, 2021
A jornalista e cineasta Sandra Terena, que era próxima a Levy, disse em uma rede social que o político faleceu em decorrência de complicações da Covid.
Com tristeza, informo o falecimento de um pioneiro do conservadorismo no Brasil, Levy Fidelix por COVID-19. O óbito foi confirmado às 20 horas desta sexta-feira (23). Que o Espírito Santo console a família. Meu marido, o jornalista Oswaldo Eustáquio foi um grande amigo de Levy.
— Sandra Terena (@sandraterena) April 24, 2021
Fidelix se candidatou a vários cargos políticos, como vereador, deputado federal, deputado estadual, governador e até à Presidência da República. Porém, nunca se elegeu. Nas últimas eleições municipais, de 2020, concorreu à Prefeitura de São Paulo. Ficou conhecido na ocasião pela proposta de implantar um aerotrem na cidade.
“São 25 quilômetros do parque do Tietê, na divisa de São Paulo com Guarulhos, até a represa Billings. Essa obra seria integralmente privatizada”, disse, em entrevista ao Metrópoles durante a campanha. Pontuou ainda que, paralelamente à obra, seria criado um parque linear com espaços para “pancadões”, campos de futebol e até piscinas.
“Temos bandeiras, em especial, para reabrir a nossa economia, hoje fechada. São Paulo não pode parar”, acrescentou. Fidelix teve 11.960 dos votos, 0,22% do total.
Fidelix tentou ser prefeito de São Paulo por quatro vezes. Disputou em 2010 e 2014 para a presidência da República. No último pleito, em 2018, desistiu de concorrer após o general Hamilton Mourão, que é filiado ao PRTB, ser escolhido como vice do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Pelas redes sociais, o vice-presidente da República lamentou a morte do amigo Levy Fidelix e companheiro de partido.
Ainda ressalto a pessoa do amigo Levi como cidadão brasileiro, chefe de família e um político com honestidade de propósitos. Homem batalhador e incansável por um 🇧🇷 cada vez melhor pic.twitter.com/8I770TBATt
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) April 24, 2021
O político, que era também jornalista e publicitário, fundou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. Ele deixa a mulher, Aldinea Rodrigues Fidelix Cruz, vice-presidente do PRTB, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.
O líder no governo no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB/PE), e o deputado Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, também lamentaram a morte pelas redes sociais.
Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Levy Fidelix, líder político e presidente do PRTB. Deixa como legado a fé inabalável e a honradez que marcaram sua longa trajetória política. Que Deus conforte a família neste momento de luto. pic.twitter.com/89ydrubi3h
— Fernando Bezerra (@fbezerracoelho) April 24, 2021
Como presidente do @MDB_Nacional, gostaria de prestar minhas condolências aos familiares e amigos do presidente do @prtboficial @levyfidelix 🙏
— Baleia Rossi (@Baleia_Rossi) April 24, 2021
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, também se manifestou:
Que Deus conforte o coração da família de Levy Fidelix e o receba em toda a sua bondade.
— Onyx Lorenzoni 🇧🇷 (@onyxlorenzoni) April 24, 2021