metropoles.com

Morre Antônio Augusto Cançado Trindade, juiz da Corte Internacional

Ele morreu em Brasília, aos 74 anos. Trindade foi juiz da Corte Internacional de Justiça entre 1994 e 2008

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corte de Internacional de Justiça
Antônio Augusto Cançado Trindade
1 de 1 Antônio Augusto Cançado Trindade - Foto: Corte de Internacional de Justiça

São Paulo – Morreu, neste domingo (29/5), em Brasília, o jurista Antônio Augusto Cançado Trindade, juiz e presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele tinha 74 anos.

Trindade foi o primeiro brasileiro a ser eleito em dois mandatos na Corte Internacional de Justiça, pela Organizações das Nações Unidas (ONU). Lá, ele atuou entre 1994 e 2008.

Nascido em 1947, Trindade formou-se em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1969, e depois foi mestre e doutor em direito internacional pela Universidade de Cambridge. De 1985 a 1990, trabalhou como consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores.

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco, também integrava a Academia Brasileira de Letras Jurídicas e era autor de diversos livros na área de direitos humanos.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou a morte de Trindade.

“O Brasil perde um de seus mais brilhantes e dedicados juristas, inspirou gerações de diplomatas na defesa do direito internacional. Ao longo de sua carreira, o Professor Cançado Trindade prestou inestimável colaboração ao Itamaraty, ao Brasil e ao direito internacional”, afirmou a pasta.

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também lamentou a notícia. “O Supremo Tribunal Federal manifesta aos familiares e amigos votos de conforto e os mais sinceros pêsames. As lições e as inspirações deixadas pelo professor e jurista são um legado valioso para o Brasil, para a Suprema Corte e para o direito brasileiro”, disse o ministro em nota.

A UnB lamentou “profundamente” o ocorrido, e destacou sua “visão universalista e humanista do Direito Internacional” e sua defesa “da construção de um mundo com paz e mais justiça, legado que sempre fez questão de transmitir aos seus alunos”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?