Moro sobre indicação de Zanin ao STF: “Fere espírito republicano”
Zanin foi advogado de Lula nas ações da Operação Lava Jato, investigação na qual Sergio Moro atuou como juiz
atualizado
Compartilhar notícia
Em publicação nas redes sociais, o senador Sergio Moro (União-PR) criticou a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). O escolha do nome foi oficializada nesta quinta-feira (1º/6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Zanin foi advogado de Lula nas ações da Operação Lava Jato, investigação na qual Moro atuou como juiz. O senador criticou a relação próxima entre o presidente da República e o advogado.
“A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”, escreveu Moro.
Confirmação de Lula
O presidente Lula confirmou, nesta quinta-feira (1°/6), que indicou seu advogado pessoal, Cristiano Zanin, para ocupar cadeira de ministro no STF.
Lula escolheu Zanin para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste ano. O ministro aposentado era tido como garantista na esfera penal e, com a indicação de Zanin, o petista quer manter a correlação de forças na Corte, especialmente na era pós-Operação Lava Jato.
Para assumir a vaga no Supremo, Zanin precisa ser aprovado pelo Senado Federal. Primeiro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e, depois, pelo plenário da Casa.