Moro manda Força Nacional para prédio da Funai em Brasília
A medida é válida nesta quinta (12/03) e sexta-feira (13/03), devido à chegada de grupos indígenas descontentes com a atual direção do órgão
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional do índio (Funai), em Brasilia, para “preservação da ordem pública”.
A medida é válida nesta quinta (12/03) e sexta-feira (13/03), devido à chegada de grupos indígenas descontentes com a atual direção do órgão. A gestão da Funai tem sido alvo de críticas de indígenas e de servidores.
Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), o prazo de apoio prestado pela Força Nacional poderá ser prorrogado, se necessário.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública”, determina o texto.
A escolha do missionário Ricardo Lopes Dias para a Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados fez o Ministério Público Federal (MPF) pedir a suspensão de sua nomeação.
Outro ponto de discordância é a troca no comando de 20 das 39 coordenadorias regionais da Funai. A maior parcela dos novos gestores são militares.